Informações para Exames Externos

Prestação de serviços de exames externos pela SUHVU.

 

O que é?

É a execução de exames, realizados pela SUHVU, a pedido de Médicos Veterinários de outros Hospitais ou Clínicas Veterinárias, sejam públicas ou particulares.

 

Como funciona?

- Primeiro é necessário verificar a disponibilidade de agendamento para o exame necessário através da Recepção da SUHVU, Fone/Whatsapp: (46) 3543-8400.

- Havendo disponibilidade, a Recepção efetuará  o cadastro do Responsável pelo Animal em nosso sistema e emitirá o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido correspondente. Este Termo deve ser assinado pelo Responsável pelo Animal na chegada à SUHVU ou a Clínica/Hospital externo pode coletar essa assinatura em seu estabelecimento.

- O Médico Veterinário da Clínica/Hospital externo encaminha a sua requisição de exame junto com o paciente ou amostra, detalhando o exame a ser executado e eventuais observações clínicas pertinentes.

- A emissão do resultado/laudo varia de acordo com o exame solicitado. Quando emitido, é encaminhado ao Médico Veterinário da Clínica/Hospital externo.

Obs.: O setor de Diagnóstico por Imagem Veterinária (SEDIV) possui manual técnico detalhado para solicitações destinadas àquele setor. Solicite o mesmo à Recepção para acessar orientações específicas relevantes.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

- Perco meu paciente para a SUHVU quando encaminho ele para um exame?

R: Não. A SUHVU vai executar tão somente o exame solicitado na requisição, ficando todo o tratamento sob responsabilidade do Médico Veterinário da Clínica/Hospital externo.

 

- Não consegui entregar para o meu cliente a requisição do exame, a SUHVU vai executar o exame?

R: Não. A requisição do exame, assinada por Médico Veterinário, regularmente registrado no CRMV, é requisito básico.

 

- Fiz a requisição, mas meu cliente não conseguirá assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a SUHVU vai executar o exame?

R: Não. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo Responsável pelo Animal, é requisito básico.

 

- Meu cliente possui dívidas anteriores na SUHVU, o exame será executado?

R: Se a dívida não estiver vencida, será realizado o exame. Se a dívida estiver vencida, o pagamento pendente deverá ser executado primeiro.

 

- Posso colocar o animal do meu cliente em meu nome ou em nome da minha clínica ?

R: Não. O cadastro na SUHVU deve estar em nome do Responsável real pelo Animal que será atendido, sob possibilidade de incorrer em crime de falsidade ideológica e infrações aplicáveis pelo CRMV.

 

- Posso assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo meu cliente?

R: Não. Assim como o cadastro, a assinatura do termo deve ser realizada pelo Responsável real pelo animal, sob possibilidade de incorrer em crime de falsidade ideológica e infrações aplicáveis pelo CRMV.

 

- O Responsável pelo Animal precisa ir até a SUHVU para a realização do exame?

R: O Responsável pelo Animal pode comparecer com seu animal para a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e acompanhar o exame, retornando à Clínica/Hospital de origem na sequência. Ou, com o cadastro efetuado e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo Responsável pelo Animal, o Médico Veterinário da Clínica/Hospital Externo pode acompanhar o paciente na realização do exame.

 

- O Médico Veterinário da Clínica/Hospital Externo precisa ir até a SUHVU para a realização do exame no paciente?

R: A presença do Médico Veterinário da Clínica/Hospital Externo é obrigatória somente quando o exame solicitado requerer sedação/anestesia do paciente.

 

- Como é feita a cobrança pelo serviço?

R: A cobrança pelo exame externo é faturada no momento da entrega da amostra ou ao final da execução do exame no paciente e é emitida em nome do Responsável pelo Animal.

 

- O meu cliente receberá informações sobre os custos do exame executado?

R: Sim. Todos os débitos são comunicado previamente ao Responsável Legal pelo Animal, uma vez que eventual dívida permanecerá em seu nome.

 

- O Responsável pelo Animal é o único que pode pagar pelo exame executado?

R: Não. Embora a comunicação sobre os custos seja obrigatória ao Responsável pelo Animal, o pagamento pode ser executado pela Clínica/Hospital Externo, de acordo com os seus contratos de prestação de serviços à clientes e conforme seus acordos comerciais individuais.